sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PRÁTICAS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO



                                    

Este estágio supervisionado mostra uma análise da atuação do gestor e os mecanismos utilizados para trabalhar as práticas pedagógicas da gestão da educação identificando as metas a serem atingidas pela instituição escolar. A gestão da educação desempenha programas e propostas de capacitação para os educadores, para que haja um rendimento avaliativo dos discentes inseridos neste contexto. Programas que a escola desenvolve identificando as dificuldades na execução desses projetos e seus mecanismos. A escola visitada é de ensino fundamental e médio e fica na periferia da cidade, e atende uma demanda de setecentos e cinquenta alunos, divididos por turnos manhã, tarde e a noite. É uma escola grande com muitas salas arejadas, cantina, banheiros, sala de professores, sala da diretoria, sala da coordenação pedagógica, bebedouros, e quadra de esporte. A supervisão escolar tem perspectivas de ação, face ao processo de avaliação de aprendizagem de seus discentes, assim como orientar os docentes quanto as atividades e programas metodológicos e atividades propostas,para que haja uma ação positiva e um desenvolvimento enriquecedor dentro dos parâmetros da supervisão e processos avaliativos das atividades desempenhadas pelos discentes.A escola trabalha com projetos que visa a democratização de todos, como alunos, professores, coordenadores ,diretoria e família, estes projetos estão inseridos na proposta do projeto político pedagógico, que vem dar suporte norteadores a todos os outros processos e projetos desenvolvidos pela supervisão escolar.


Sumário                                                                                                                          
1. GESTÃO DA EDUCAÇÃO 1
1.1. Identifique os mecanismos utilizados pela Escola para trabalhar as práticas da Gestão da Educação:
*Identificar metas a serem atingidas;
*Definir linha de atuação para o alcance das metas;
*Identificar e avaliar o rendimento da proposta pedagógica (citar as modalidades de avaliação do rendimento escolar: Diagnostica Formativa e Somativa)
*Relatar como é realizado a avaliação do rendimento de alunos e professores e colaboradores em geral
*Identificar modelo de gestão
*Relatar treinamentos e reuniões com o quadro funcional
*Relatar se a escola investe na capacitação de professores e colaboradores
*Descrever a importância do PPP para a gestão
2. DIDÁTICA DO ENSINO A DISTÂNCIA
2.1. Como a escola prepara seus alunos para autogerenciamento de seus estudos?
2.2. Identifique os meios usados pela escola para acompanhar o posicionamento critico de seus alunos frente às diversidades da sociedade da informação (propagação da tecnologia e comunicação)
*Identificar meios e ferramentas para ter conhecimento das opiniões e criticas de seus alunos em relação à sociedade de informações.
3. ECONOMIA E ÉTICA APLICADA A EDUCAÇÃO
*Verificar se a escola tem trabalhado o pensamento de seus alunos quanto às questões abaixo que fazem parte de nosso cotidiano:
*Economia;
*Desemprego;
*Política;
*Sociedade;
*Justiça.
4. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.
4.1. Verificar se a escola possui algum tipo de serviço próprio de encaminhamento de alunos para o mercado de trabalho. Caso afirmativo, faça uma critica a respeito deste tipo de serviço e proponha como a escola poderia desenvolver esta atividade. 2.

 INTRODUÇÃO
Este estágio baseia-se em pesquisas que foi desenvolvida em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, ”Rodrigues Apinagés”, localizada na Travessa Timbó, 23 – pedreira, no município de Belém – PA. oferecendo o ensino fundamental o 1º ano ao 4º ano das series iniciais, do ensino regular, nos turnos matutino e vespertino e o supletivo noturno(EJA – 1º e 2º seguimento para a educação de jovens e adultos). A pesquisa de estagio supervisionado foi realizada no período de 02 de maio a 11 de maio. Os participantes entrevistados foram a gestora administradora  a srª Carmem Lúcia Pinheiro e a vice-gestora administradora a srª Terezinha Lima da silva e a supervisora escolar, mediante um roteiro de entrevistas com perguntas abertas. Segundo o administrador escolar, a escola pesquisada possui conselho de escola e esta organizada em um conselho de classe. O objetivo deste estágio supervisionado foi conhecer a atuação da supervisão escolar como identificar os programas e projetos que a escola desenvolve e quais as dificuldades na execução desses projetos e seus mecanismos. A escola pesquisada apresenta sinais de uma gestão compartilhada e democrática e todos os projetos e atividades propostas conta com o apoio e participação da comunidade escolar.Enfim, o supervisor tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar e é importante ressaltar que o supervisor da referida escola é inovador, assim como deve ser este profissional que atua na área de educação,deve ser ousado e comprometido com o seu trabalho e o seu grupo ou equipe de profissionais que o auxiliam.
Observa na atuação do pedagogo na supervisão escolar as dificuldades enfrentadas é compartilhar com os demais educadores é a grande tarefa da organização coletiva de trabalho nas unidades escolares sob sua responsabilidade, que para administrar da melhor forma possível, com responsabilidade e ética profissional se acha necessário à colaboração de todos envolvidos neste processo.                  

                          
1. GESTÃO DA EDUCAÇÃO
1.1. Identifique os mecanismos utilizados pela Escola para trabalhar as práticas da Gestão da Educação:
·         Identificar metas a serem atingidas;
·         Definir linha de atuação para o alcance das metas;
·         Identificar e avaliar o rendimento da proposta pedagógica (Citar as modalidades de avaliação do rendimento escolar: Diagnóstica, Formativa e Somática);
·         Relatar como é realizado a avaliação do rendimento de alunos e professores e colaboradores em geral.
·         Identificar modelo de gestão;
·         Relatar treinamentos e reuniões com o quadro funcional.
·         Relatar se a escola investe na capacitação de professores e colaboradores;
·         Descrever a importância do ppp para a gestão.
Traçar seu plano de ação anual, determinando objetivos e metas que pretendem atingir; definindo e norteando juntamente com sua equipe técnica administrativa, a linha de ação que pretende alcançar.
Cabe ao gestor da instituição identificar e avaliar a proposta pedagógica, bem como observar o resultado num processo de avaliação, observando também as modalidades propostas pela equipe pedagógica. esse procedimento de se baseia nos conteúdos e procedimentos de medida, como provas, testes objetivos e colabora para a avaliação somativa, tanto a avaliação diagnostica quanto a avaliação formativa, que a avaliação da aprendizagem e um ciclo de intervenções pedagógicas de um mesmo processo.
O processo avaliativo acontece obedecendo à modalidade diagnostica formativa e avaliativa, a somativa envolvendo alunos, professores e equipe técnica. ao gestor, toda e qualquer ação técnica administrativa se dá de forma compartilhada com todos os segmentos da instituição, para que em  conjunto se delibere toda e qualquer decisão a ser tomada numa gestão democrática.
No inicio do ano letivo acontece palestras sobre sistema avaliativo metodologias a serem aplicadas pelos docentes aos discentes; reuniões com a finalidade de preparação para serem colocados em pratica.
O PPP é o norteador de todas as ações a serem desenvolvidas na escola, haja vista envolver todos os segmentos em consonância com a filosofia e a missão da escola. A avaliação do trabalho dos professores é feita e é responsabilidade da coordenadora pedagógica e que apenas em casos extremos como na falta de seu cumprimento de seus deveres legais, é levado ao conhecimento do gestor.
2-DIDÁTICA DO ENSINO A DISTÂNCIA.
2.1. Como a Escola prepara seus alunos para autogerenciamento de seus estudos?
Através da divisão e planejamento do trabalho o ensino e aprendizagem a distancia, objetiva produzir mecanismos adequados de uma linguagem que sendo contextualizada contribui decisivamente para envolver docentes e discentes em um processo de gerenciar seus estudos de forma flexível, intensivo e combinado à integração de formas do ensino com a presença de docentes que indicam em que direção poderá ir o desenvolvimento.
2.2. Identifique os meios usados pela Escola para acompanhar o posicionamento critico de seus alunos frente às diversidades da Sociedade da informação (propagação da tecnologia e comunicação).
·         Identificar meios e ferramentas para ter conhecimento das opiniões e criticas de seus alunos em relação à sociedade de informação.
Através do trabalho conjunto dos funcionários, alunos e comunidade, é possível realizar as seguintes ações: como a focalização e concentração de esforços para o alcance de tais metas estipuladas pela escola, onde há a participação efetiva nos processos de atuação dos discentes na aquisição de material pedagógico para ser utilizada em sala de aula, promovendo o desenvolvimento de valores como respeito, responsabilidade, ética, promovendo atividades de integração da escola com pais e comunidade através da cultura e atividades esportivas, etc.
3-ECONOMIA E ÉTICA APLICADA A EDUCAÇÃO
Verificar se a Escola tem trabalhado o pensamento de seus alunos quanto às questões abaixo, que fazem parte de nosso cotidiano:
·         Economia;
·         Desemprego;
·         Política;
·         Sociedade;
·         Justiça.
A escola em seu planejamento anual desenvolvido com os professores recomenda que os conteúdos programáticos devam ser contextualizados de forma comparativa relacionando com a realidade social com que o aluno está inserido, ou seja, o cotidiano deste aluno.
4- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
4.1. Verificar se a Escola possui algum tipo de serviço próprio de encaminhamento de alunos para o mercado de trabalho. Caso afirmativo, faça uma critica a respeito deste tipo de serviço e proponha como a escola poderia desenvolver esta atividade.
A escola possui o projeto do menor aprendiz, que é encaminhado para as empresas, quando as mesmas solicitam, através de memorandos do IEL. a escola recebe o memorando e encaminha o aluno que retorna com um contrato, sendo este assinado pelo gestor da referida escola. Esse contrato tem a duração de um ano, sendo ou não renovado. Este aluno precisa estar frequentando as aulas regularmente, ter bom desempenho no boletim escolar e ter no mínimo 17 anos.
CONCLUSÃO
Neste trabalho de estágio supervisionado pudemos perceber que a escola visitada atende em torno de setecentos e cinquenta crianças, jovens e adultos, classe baixa e media população urbana da periferia da cidade. Observamos que a proposta pedagógica é o instrumento norteador de todas as ações desenvolvidas nesta escola e que visa desenvolver uma metodologia pedagógica central na realidade do aluno. A escola procura desenvolver os conteúdos propostos e relacioná-los ao seu cotidiano. A escola visitada oferece aos alunos ferramentas de que eles necessitam para que tenham um efetivo acesso às conquistas tecnológicas da sociedade como um todo, dando a esses alunos acesso ao saber cientifico e tecnológico que alicerça a pratica profissional e a pratica social. Esta instituição tem como compromisso, preparar os alunos pra pensar e resolver problemas e responder rapidamente as mudanças continua, já que a nova sociedade, o papel do conhecimento é de fator decisivo para a produção de novos conhecimentos, onde, a função da escola é contribuir para a formação dos indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania participando dos processos de transformação e construção da realidade desejada, dessa forma, a escola esta aberta a incorporar as novas tendências da educação contemporânea.




Bibliografia
Apostila da unip 6º e 7º semestre
Metodologia do estudo e da pesquisa – profº Eniel do Espírito Santo









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