sábado, 11 de junho de 2016

O PERIGO DO TABACO

O PERIGO DO TABACO

Cem mil brasileiros morrem por ano vítimas do tabaco

Três milhões de pessoas morrem, todos os anos, vítimas dos males provocados pelo fumo.. Os dados foram levantados pela organização mundial de saúde (OMS), que informa ainda que um terço destes óbitos acontecem em países subdesenvolvidos, onde o consumo de cigarros cresceu 70% nos últimos 25 anos. Entre estas mortes, 100 mil são de brasileiros. Nos próximos 20 anos, sete milhões de óbitos estarão relacionados ao tabaco.Em nações onde as estatísticas são rigorosas, dois milhões de mortes são atribuídas ao cigarro, sendo que três quartos delas ocorrem entre homens.
Para se ter uma idéia da gravidade do problema, o OMS tem outros dados. O uso do tabaco é responsável por até 95% dos cânceres de pulmão entre os homens.
Projeções indicam que no ano de 1995, o tabagismo foi responsável por 90% das mortes por este tipo de câncer entre as mulheres.Mas não é tudo. O que as pesquisas mostraram é que 50% de todos os cânceres estão relacionados ao uso frequente do fumo, assim como 80% das bronquites crônicas e enfizema pulmonar, e 25% das mortes por doenças cardiovasculares. De maneira geral, é possível afirmar que o tabagismo é a causa de 30% das mortes por câncer em todo o mundo industrializado.

Postar um comentário